One comment on “Konlinux – Ensino de Idiomas à Distância- EAD

  1. 23/04/2010 | N° 10721AlertaVoltar para a edição de hoje
    INFORMÁTICA
    Um sábado inteiro para a tecnologia
    Festival de Instalação de Software Livre ocorre na UCS

    Caxias do Sul – Se Linux, Thunderbird ou Gimp são palavras que não dizem nada para você, é melhor ampliar seus conhecimentos na área de informática. Neste sábado, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) será uma das sedes do Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. É a primeira vez que a cidade recebe o encontro, realizado simultaneamente em 20 países. No Rio Grande do Sul, além de Caxias, o festival ocorre em Lajeado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão.

    Em uma definição simples, software livre são programas para computador que podem ser usados, modificados e distribuídos sem necessidade de pagamento. Eles ainda são menos utilizados em comparação com aplicativos pagos, dominantes no círculo de usuários domésticos e empresas, mas são uma opção em conta. Um dos softwares mais conhecidos nessa categoria é o Linux, sistema alternativo ao Windows, criado pela Microsoft.

    Durante o sábado, os usuários que comparecerem ao Centro de Computação e Tecnologia da Informação, no Bloco 71 da Cidade Universitária, e levarem seus notebooks, poderão receber a instalação dos softwares gratuitamente (veja exemplos acima). Mesmo com a facilidade para obter a maior parte desses programas pela internet, o festival mantém o fôlego com a realização de palestras sobre o tema.

    O analista de dados e funcionário da UCS Amador Pahim, 27 anos, é o coordenador do encontro. Entusiasta da causa, ele acredita na maior divulgação das vantagens dos softwares livres para popularizá-los.

    – Hoje, o software livre é bem aceito por aqueles que trabalham com a infraestrutura de informática. Para que o usuário doméstico passe a usar mais os programas gratuitos, só com uma quebra de paradigma. As pessoas estão acostumadas a usar os programas que vêm instalados – comenta.

    Uma dúvida comum entre os leigos é sobre o uso dos programas, questão que Pahim esclarece:

    – Em termos de usabilidade, os programas livres praticamente não têm diferença em comparação ao software pago.

    Para o setor empresarial, o uso de programas gratuitos pode ser uma alternativa. A UCS é um exemplo dessa economia. Apesar de usar plataformas pagas em alguns setores, computadores usados por alunos têm programas de edição de textos e tabelas gratuitos. Uma licença do software pago com a mesma função pode custar até R$ 800.

    vagner.benites@pioneiro.com
    VAGNER BENITES

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s