10 comments on “Empreender = Em + prehendere(latim) Tomar a resolução de fazer alguma coisa.

  1. 10- Empreender é um dom que já nascemos com?

    Dom existe, sim! Mas não é o único jeito. A pratica e a insistência podem mostrar o caminho, pode não ser o mais curto, nem o mais fácil, mas certamente é o que trás mais recompensas, no final.

    Dom pode ser interpretado como habilidade, entusiasmo para desenvolver uma tarefa. Empreender é literalmente começar..Sucesso é literalmente concluir. Portanto, se o empreender for um obreiro nato na arte de empreender, tiver o dom de empreender e não se desviar da meta, não fraquejar logo no primeiro embate, se esse dom de que estamos falando estiver na sua embalagem com ser humano,tudo vai dar certo nofinal.

    Precisamos ter em mente que empreender é colocar uma idéia em prática, mas para isso é necessário que tenhamos um projeto, um plano operacional, um plano administrativo, um plano mercadológico e uma capacidade diferenciada para enfrentar os desafios que vem junto com empreendimento.

    Finaciamento do empreendimento é talvez o maior desafio enfrentado pelo empreendor, e ele mesmo, o empreendedor é que precisa confiar no seu empreendimento porque se ele mesmo não acreditar, que o fará?

    Como já mencionamos ao longo desses dez tópicos, o Brasil não tem uma política para financiameto de idéias, pequenos negócios, não há um banco com uma equipe altamente qualificada para analisar a viabilidade do empreendimento como uma bolsa de apostas, Porque mesmo que o projeto tenha surgido nos laboratórios de uma universidade, não significa que vai alcançar os resultados planejados, pois durante a elaboração do projeto, durante a confecção e testes dos protótipos, as condições mudam, muda o mercado, surgem produtos e idéias semelhantes, e nesta era da Tecnologia da Informação todos as idéias tem condições de sofrerem simulações pelos mais variados ângulos e um projeto demandava x de matéria prima, x de MO técnica, x de corpo técnico, x de instalaçoes pode chegar
    a alterações consideráveis, indo ao fracasso bem antes de entrar em linha de produção e por fim ao mercado.

    Dom + finanças + conhecimento + Plano de Negócios = Bom Projeto “Bom Empreendimento”.

    Darcy – Tecnologia da Informação. Conhecimento é um bem da Humanidade
    http://konlinux.com – fundada em 2002 – Informatizar para Humanizar

    Like

  2. 09- Empreender com uma idéia criticada, menosprezada, ridicularizada por todos os nossos parentes, amigos e pessoas do nosso estreito círculo de amizades.

    Esta certamente, à primeira vista, seria a dose certa para o abandono da idéia, mas qualquer idéia que nasça com essaa potencialidade certamente, é a idéia que vai derrubar o queixo de muita gente.

    Pelo menos por um longo tempo, o empreendedor será único no ramo, no seu nicho de mercado, porque todos aqueles empreendedores que optam pela filosofia do menor esforço, somente vão tentar ser seu concorrente depois que o seu produto ou serviço tiver provado que tem estabilidade mercadologica e talvez, tenha até conquistado fãs.

    Imagine e tenha a idéia de um produto que seria a Emissão de Cartas, como as de baralho, que o mercado teria à disposição para indicar a seguencia de qualquer atividade? Esse produto você encontra aqui:
    http://www.fitdeck.com/

    Com certeza ao entrar no site, visitar a homepage,você ficará tentado a comprar um lote que não custará menos de $75 dollars. Mas o que estamos considerando aqui é a idéia. Uma idéia sem grande impacto mas que já se transformou uma verdadeira fonte de zilhões de verdinhas.

    Quem levaria tal idéia a sério, quem no primeiro momento seria o seu sócio? Pois, parece que essa idéia seria a fundação de uma instituição de ajuda aos esquecidinhos, pois é uma produtora de cartões que te fazem lembrar de tarefas simples como ler um capítulo do seu livro de estudos.

    Portanto, empreender com uma idéa por demais inovadora pode ser a chave do cofre. e acesso a um negócio que dá certo, um gerador de milionários.

    E se um projeto tem a missão de satisfazer a realização pessoal, profissional e ainda gerar empregos e renda, este tópico estaria com alto grau de confiabilidade e garantia de retorno no mercado economico.

    Uma idéia brilhante assemelha-se a uma lampada, não teria sentido em um dia ensolarado, a luz brilha nas trevas.

    Uma idéia brilhante trará luz às trevas da ignorância e do medo do desconhecido. Ninguém gosta do que não conhece.

    http://konlinux.com – fundada em 2002 – Conhecimento é um bem da Humanidade.

    Like

  3. 08- Empreender com uma idéia que todos os amigos e parentes aprovam, elogiam?

    Essa não parecer ser a melhor iniciativa, porque as idéias que agradam, que recebem eleogios tem algo de “dejàvu” e como todo empreendimento, o retorno, o lucro está no grau de risco, quanto maior for o risco, maior será a possibilidade de emplacar, de dar certo.

    Um bom exemplo é a pergunta formulada entre as crianças, ” O homem voa?” e bem sabemos que os pássaros já tem a previsão tanto física quanto dispositivos mentais para voar, mas o homem? Bem esse parece que existe para andar e quando muito nadar. Porém o que assistimos hoje é o ser humano voando à velocidade do som ou mais ou menos 2,2 matches por segundo.

    O ser humano voar não seria uma idéia aplaudida por todos ou pela maioria dos presentes ao projeto.

    A experiencia já provou que idéias simples, idéias sem paralelos são idéias que normalmente dão muito certo.

    Chegamos então à conclusão de que investir numa idéia aplaudida e admirada por todos aqueles que nos são caros, pode ser uma grande armadilha e um salto ao fracasso.

    Idéias devem se parecer muito com inovação, e inovação traz consigo insegurança, medo, desconfiança. Todas as inovações carecem de tempo para aprimorar-se, ampliar-se, ajustar-se para alcançar os objetivos e desenvolver o seu potencial de permanência no mercado.

    Transformar uma idéia em um produto que não exclua socialmente, que traga satisfação e os beneficios da geração de emprego e renda, impostos e proteção ao meio ambiente, deve ser a meta de quem deseja empreender.

    http://konlinux.com – fundada em 2002 – Conhecimento é um bem da Humanidade.

    Like

  4. 07- Empreender em uma área ou ramo de atividade que esteja dando muito certo?

    Essa não parecer ser a alternativa correta para empreender. Essa decisão se chama ” Siga meu Lider= Follow my Leader”.

    O inventor das embalagens de ferro, obteve grandes lucros até que os cientistas provaram que os alimentos embalados nesse em recipientes metálicos levavam para a corrente sanguínea do usuários quantidades insuportáveis de ferro, provocando a morte de equipes inteiras de desbravadores que para ganhar autonomia em suas aventuras na selva, nos mares, nas montanhas, no gêlo levavam seus alimentos nessas embalagens.

    Resultado, quem empreendeu nesse ramos viu seu patrimônio investido ruir, tão logo o grande leader na produção dessas embalagens entrou em decadência.

    Empreender em uma atividade que esteja dando certo, esteja no auge, há um risco de ágio enorme nos valores e o risco é muito alto, talvez não valha a pena.

    Outro ex.:
    Não devemos temer a concorrência, porque com a concorrência
    descobrimos nossas falhas, alcançamos a capacidade de responder
    ao mercado.

    O maior erro da maioria dos empreendedores é pensar que serão eternos,
    serão os ditadores da vontade mercado. Muitos pensam que destruindo a
    concorrência, não deixando margem para desenvolvam e cresçam, terão
    a garantia da permanência no mercado, esquecendo-se de que é o produto
    ou serviço com a sua resposta quem determina a longevidade, a permanência,

    A internet nos dá a ampla visão desse horizonte, antes nunca levado em conta.
    Vejamos o exemplo de inventos no inicios do século XX. Uma invenção
    das mais importantes. Energia Elétrica, depois o rádio, o telefone, e por ai vai.

    A corrente alternada surgiu ou foi revelada ao mundo, quando
    Nikola Tesla ganhou a concorrência para construir uma linha
    de transmissão entre Niágara e Búfalo em Nova York, para J.Westinghouse.

    Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla,
    mas o sistema polifásico de Tesla foi adotado.

    A natureza é uma grande escola, a corrente alternada
    varia seus valores em função do tempo.

    A lição que tiramos desse fato histórico tão importante para a humanidade, é
    que nada é permanente.

    Todos os novos inventos, todos os novos projetos, todas a novas filosofias são
    importantes e indispensáveis a seu tempo. Por isso o monopólio e as tais patentes
    são nocivas ao desenvolvimento da capacidade criativa dos seres humanos.

    Conclui-se que a única coisa permanente é a mudança, conforme “Che Guevarra”.

    Darcy – Tecnologia da Informação.

    Like

  5. 06- Empreender em um espaço deixado esquecido, não interessante aos mega empresários?

    Empreender com a meta de atender a um nicho específico de mercado tem sido uma decisão que alcança resultados positivos, isto é, tem retornado o investimento em prazos muito curtos.

    Porém, não deve ser uma decisão sem planejamento, sem estudo dos riscos. Primeiramente deve-se fazer uma análise e estudos sobre o por quê daquela área estar, digamos a descoberto, não atendida.

    Claro que oportunidades de negócios e de empreendimento estão ao nosso redor, e o empreendedor pode e muitas vezes vê oportunidades que estão lá há muito tempo sem ser notada por outros.

    Um exemplo de nicho de mercado é área de serviços, no caso, um oficina de manutenção de computadores. Todos os empreendedores nessa área tem à sua frente a oportunidade de pesquisa de mercado trazida pelos clientes expontâneamente. Porque um potencial cliente ao entrar em sua oficina, logo de inicio vai dizendo tudo o que não gostaria de ver e ouvir. Coisas do tipo: Deixa a sua máquina que vamos dar uma olhada e te damos o retorno, outra, o deifeito é na placa mãe, e isso sem ao menos abrir a CPU. Outra coisa que o potencial cliente não quer, seria receber o orçamento depois que o serviço já tenha sido executado.

    Então o empreendedor nessa área, que tenha ouvidos às queixas já existente no mercado pode sair na frente, porque esse vai ser o seu diferencial.

    O empreendedor que leva o cliente em alta consideração tem um alto percentual de chance de negócio emplacar.

    Conclui-se, então, que buscar atender a um nicho de mercado é um empreendimento de baixo risco e baixo custo e de retorno muito promissor.

    http://konlinux.com – fundada em 2002 -Conhecimento é um bem da Humanidade.

    Like

  6. 05 -Empreender como Pioneiro? Ser o Primeiro no mercado?
    Be the first in the field.
    Ser o primeiro no campo de atividade.(Estratégia de Alto Risco).

    Esta estratégia revela que o Empreendedor deseja ser o primeiro a explorar um produto ou tecnologia.
    Essa é a estratégia mais cara e de maior risco em termos de pesquisa e desenvolvimento porque a partir da preparação do empreendimento até a entrada no mercado é necessário passar por todos os estágios do processo de pesquisa e desenvolvimento.
    Essa estratégia requer considerável investimento na montagem da equipe técnica, maquinaria, ferramental e equipamentos.
    Um exemplo dessa estratégia de ser pioneiro no campo foi o desenvolvimento do walkman, o toca-fitas, a locomotiva a vapor, o celular etc.
    O empreendedor decide as politicas de pesquisa e desenvolvimento que o seu empreendimento quer perseguir.
    Essas decisões politicas estão em geral relacionadas aos seguintes fatores.:

    Os campos da tecnologia que a companhia quer explorar.
    Os novos tipos de produtos que o empreendimento vai desenvolver.
    Os novos tipos de mercado que o empreendimento vai atuar.
    A taxa de expansão ou contração de cada área dos negócios.

    Decidir se o empreendimento vai atuar em uma estratégia técnica específica.

    Ser o primeiro ou o pioneiro numa área é uma decisão que deve ser tomada após uma bem acurada análise dos riscos. Levando em conta que os riscos são muito grandes.

    Darcy – Tecnologia da Informação- Information Technology.
    http://konlinux.com

    Like

  7. 04- Empreender sob uma Franquia, um nome, uma marca já consolidada?
    As opções são muitas, e quem tem pressa. Quem não se importa com o termo empreender, começar, a Franquia é uma excelente opção.

    Deve-se levar em conta de que ao não criar a própria marca, não imprimir o seu potencial de criatividade, jamais saberá se reerguer, recomeçar no caso de um fracasso no investimento. Porque a aquisição de uma Franqui implica em aceitar incondicionalmente a Filosofia, a Politica e o Programa da marca.

    Outro item que precisa ser considerado ao optar por uma Franquia é o prazo de retorno do capital financeiro investido. Franquia se enquadra na diretriz de que quanto mais baixo for o risco do investimento, menor será o lucro, o ganho.

    Há no Brasil, poucas, mas existem marcas que nasceram de uma atividade simples, como abrir uma embalagem de molho, coisa que para quem usa protese dentária é uma atividade impossível, e os resultados dessa ação é quase sempre catastrófica. Então, alguém observando esse espaço, criou o abridor de “sachét” de pacote de molhos, cuja ferramenta é prática e facilita a vida do usuário, aumenta a venda dos produtos que são vendidos nessa embalagem trazendo lucros interessantes ao seu criador, cujas patentes já estão mundo a fora. Pão de Queijo é outra marca que se firmou ao longo do tempo, e por ai vai.

    Empreender adquirindo uma Franquia, investindo na idéia dos outros, pode ser uma boa opção para quem tem liquidez e pretende ser mais um no mercado. Essa opção traz consigo a imagem e prenúncio de Lucro Certo com baixo risco. Por isso pode ser um boa opção quando se tem condições de já iniciar com uma marca consolidada.

    K.L-Konlinux-Produtos e serviços em Software Open Source.

    Like

  8. 03- Empreender em que área de produtos e serviços?
    A área de produtos ou serviços deve ser composta de algumas variáveis. A primeira variável seria; “Aptidão” pois quando se tem aptidão a uma atividade, torna-se mais simples a tarefa de ampliação, e solução dos problemas que vão surgindo.

    A segunda variável seria “Amadurecimento do projeto” porque ao longo do tempo em que se está elaborando um projeto, como um empreendimento que além de trazer satisfação pessoal, prazer da realização, status de empreendedor. O novo empreendimento exige capacidade de mudança de rumo, alteração das metas, desaceleração em certos momentos, aceleração em outros e grande capcidade de resistir à frustração.

    A terceira variável e não menos importante é estar seguro de que ao empreender não se tem a garantia de lucro, retorno rápido do investimento, e que o novo empreendedor é mesmo o Fundador, Dono, Proprietário. Ele é o único da equipe que não tem direito a desligar-se dos compromissos que um empreendimento traz consigo, 01- Taxa de patriotismo=impostos”. 02- Obra social= pagar rigorosamente em dia seus colaboradores, fornecedores, parceiros. 03- Seguradora = arcar com reparos de defeitos ou falhas dos seus produtos e serviços. 04- Ambientalista = levar o empreendimento à categoria de ambientalmente responsável, na missão de proteger e manter a proteção do meio ambiente. 05- Responder junto às autoridades de todos os poderes por todos os atos financeiros, jurídicos e social do seu empreendimento.

    Deve-se empreender na sua área profissional ou do seu conhecimento e que responda ao seus anseios de autonomia, liberdade e retorno financeiro.

    Darcy

    Like

  9. 02- Quando devemos empreender?
    Não há uma fórmula cientificamente comprovada, mas a experiência indica que o momento é quando o potencial empreendedor tiver o conhecimento amplamente consolidado sobre a sua área de mercado, a definição do seu produto ou serviço, o seu público alvo, a localização ideal, e previsão dos recursos materiais e financeiros bem como estrutura técnica. Enfim, resume-se que depende do “Conhecimento”.
    Ampliando o Conhecimento.:

    I – Devemos ampliar e fortalecer o nosso conhecimento. Para realizarmos uma
    grande obra é necessário que voltemos a ser como criança, pois na simplicidade
    do olhar, do nosso aprender está o segredo de uma sólida aprendizagem.

    Mateus 18:3.
    Se não fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.

    A criança não descobre o mundo por aprender regras abstratas. A criança
    aprende pela observação e contato com exemplos concretos. Os exemplos
    contém regras. Em contraste com as regras, o reconhecimento dos exemplos
    pode estar baseado na realidade tangível, palpável.
    O conhecimento extraído de um exemplo servirá como padrão que será usado
    para relembrar os fatos e construir novas soluções. As regras vão sendo
    geradas automaticamente porque é assim que o nosso cérebro trabalha.
    Conhecimento deve ser um mandamento a ser observado ao longo de nossa vida.

    II- Provérbio 23: 12
    Aplica o teu coração à instrução, e os teus ouvidos às palavras
    do conhecimento.
    Este provérbio nos ensina que em todos os tempos e épocas, o conhecimento tem
    sido o componente indispensável e indestrutível da existência humana.

    Como bem observou “Lavoisier” “Na natureza nada se cria, nada se perde,
    tudo se transforma”.

    E como somos parte da natureza, temos ao nosso alcance o poder transformador.
    “Conhecimento é bem mais valioso do o ouro e a prata”

    Like

  10. 01- Quem empreende?
    a- O expert numa área, tem conhecimento e técnica para desenvolver o seu produto, embora ao empreender terá que buscar suporte gerencial do negócio.

    b- O profissional experiente e amante do que faz, se sentirá realizado ao empreender em sua área de expertise.

    c- O profissional experiente e que tenha sido demitido, que esteja em idade já fora do mercado, porém se sente com energia e vontade, experiência, conhecimento e o dinheiro necessário para os primeiros investimentos em seu negócio próprio.

    d- O profissional experiente, que agora aposentado, avalia que está com energia, tempo, conhecimento e dinheiro para investir no seu sonho guardado por muitos anos.

    e- A pessoa que se julga preparada para assumir riscos e encontra na família, o apoio para investir em um negócio próprio individualmente ou com um ou dois sócios.

    f- Há uma classe de empreendedores muito pouco divulgada que são os profissionais que recebem a noticia do PDV-pedido de Demissão Voluntária, e que seu patrão lhe oferece toda infraestrutura para continuar exercendo a mesma função, porém como empreendedor, porém recebe um contrato com prazo de no mínimo 03 anos, e todo suporte de gerenciamento da sua própria empresa, que agora seu antigo patrão optou por dedicar-se ao objetivo fim da sua empresa, delegando as atividades de suporte a uma empresa terceirizada.
    Esse não é um perfil, mas podemos denominá-lo “paraquedista” sortudo, que se portar algum tino empresarial tem a grande oporunidade de ser um grande empreendedor.

    http://konlinux.com- Empreender é uma arte, Viver é uma bela Arte.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s