3 comments on “Gestão Micro e Pequenas Empresas

  1. Definidas estas duas etapas, o próximo passo é ir em busca da estrutura que permitirá a funcionalidade das operações. Entre as ferramentas básicas necessárias estão: hardwares (equipamentos, como microcomputadores, impressoras ou servidores) e softwares, plataformas e aplicativos (programas de computador responsáveis pela automatização dos processos).
    Para evitar altos custos na hora da compra dos equipamentos é necessário que os empresários escolham previamente o software que irá adquirir e verifique as respectivas compatibilidades do mesmo para a aquisição dos hardwares.
    É fundamental que a empresa já tenha estabelecido o costume de promover controles, administrativos ou financeiros para a captura das informações e tenham realizado análises de resultado dentro de critérios estabelecidos.
    Estas necessidades empresariais se mostrarão determinantes na aquisição do software, pois será o parâmetro básico das necessidades de gestão da empresa, fazendo uso a exemplo do cadastro de produtos, fornecedores e clientes, com o controle de estoque e os controles financeiros, incluindo o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados.
    Contratar profissionais ou cuidar de tudo sozinho?
    Antes de começar a informatizar a empresa é necessário levantar os custos e a necessidade de contratar profissionais especializados para realizar o trabalho. Muitas vezes, vale mais a pena estar rodeado de bons profissionais que farão o trabalho adequado, do que arriscar atividades incompletas ou erradas. Um técnico em informática poderá auxiliar na instalação e configuração dos equipamentos.
    O custo para informatizar uma empresa irá depender do número de equipamentos necessários. O empreendedor deverá investir inicialmente em torno de R$ 5.000,00, levando-se em consideração que os softwares podem ser utilizados em computadores de configurações mais simples, o que diminui o custo do investimento em equipamentos.

    Like

  2. Um software especializado, por exemplo, é desenvolvido para atender empresas de um ramo específico de atividade econômica (salão de beleza, pet-shop, loja de informática, etc.), nos quais são definidos padrões de processos em relação à atividade empresarial, principalmente quanto aos bancos de dados de itens de estoque, modelo de atendimento, controles de compra e venda, emissão de notas fiscais, relatórios de acompanhamento e gerenciais, entre outras funções.
    – Já um software específico, que é criado sob encomenda ou que, no decorrer da implantação, se torna específico para determinada empresa em função de processos e critérios de entrada de dados e relatórios, são direcionados à atender todas as necessidades de controle de gestão de uma única empresa.

    Like

  3. A) Análise Operacional: avaliar os processos que agrupam diversas atividades empresariais específicas realizadas na empresa para atender, inclusive, ao modelo de gestão utilizado.
    B) Análise Funcional: observar as atividades realizadas por colaboradores no relacionamento com clientes e fornecedores, proporcionando recursos à gestão empresarial competitiva.
    C) Análise de Mercado: examinar e atender aos padrões implantados no segmento de mercado, em função das necessidades de competição, obrigando a empresa a seguir um determinado padrão estabelecido no mercado. (Ex: um supermercado com seus caixas, checkout, ponto-de-venda).
    Analisando estas três premissas, a MPE que deseja informatizar seu negócio precisa, primeiramente, observar quais são os pontos que precisam ser melhorados e os gargalos existentes, assim como isso poderá ser sanado. Além disso, é preciso saber qual o software que melhor atenderá as necessidades da empresa.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s