One comment on “Linguagem . “Não” ao empreendedorismo. “Sim” ao empreendedor!

  1. EMPRENDERE, Start up!

    Facilita o estudo quando os tópicos são separados.

    01- Empreender, 02- Inovar, 03- Indicar o mercado que se deseja alcançar, 04- Formar um glossário que separe os termos que envolvam grandes, pequenos, médios, empreendimento nacional, empreendimento multinacional, empreendimento internacional.

    01- Os consultores do SEBRAE em sua grande maioria são oriundos de grandes empresas, onde há recursos para investir em idéias e projetos, onde já existe experiencia em inovações, reduzindo substancialmente os riscos.

    02- Não ter como modelo as grandes corporações que adquirem algumas empresas menores simplesmente para fechá-la ou para afastá-la como ameaça.

    03- Reconhecer que o governo é o maior cliente e portanto deve-se estar atento às suas diretrizes e novas exigências, bem como às novas politicas para o setor.

    Como já é sabido, o governo protege o mercado interno criando barreiras alfandegárias aos produtos importados, tenta reduzir a concorrência, muitas vezes desleal.

    Mas já se sabe também que quanto mais há proteção, mais pirataria há, portanto o mercado é quem vai ditar as regras finais, pois aumentando as aliquotas, aumenta na mesma proporção a sonegação fiscal. Quem sofre por fim são os pequenos e micro negócios em razão da falta de cultura empresarial.

    Por isso não basta ter medalhões dando palestras e cursos, porque na prática, no balcão de negócios, nas contas a pagar e receber, a equação não fecha.

    Quando falamos em petróleo, aviões, máquinas e equipamentos pesados, indústria pesada, falamos de outro mundo empresarial, não falamos de micro, pequeno empreendimento. Devemos portanto pensar os pequenos empreendimentos como agregador de valor aos negócios como um todo, um fornecedor de produtos de apoio e gerador de oportunidades. Não devemos pensar nos pequenos negócios como competidores de mercado, porque estaremos repetindo histórias de fracassos e falências dos pequenos negócios.

    a- Os governos municipal, estadual, federal devem estar atentos aos micro e pequenos, suas linhas de atividades, e criar mecanismos que nas licitações sejam considerados como realmente são, pequenos e portanto carecedores de apoio para atender às exigências legais, e as exigências constantes dos editais. Isto é, não tratar o micro e pequeno como um gigante, porque isso levará a uma concorrência desleal.

    b- Criar um banco de fomento, banco que financie projetos e idéias, banco que mantenha um diretor geral e duas gerencias financeira, e de investimento em projetos e idéias, os gerentes de financiamentos de projetos e idéias teriam bons ouvidos e bons olhos para ouvir e enxergar as oportunidades que aquele projeto ou idéia está propondo. É preciso ter equipe técnica para dar suporte às correções e ajustes que o projeto e a idéia ainda necessita para entra na fase de protótipos, para então migrar para a linha de produção e depois lançar -se ao mercado.

    c- Sem essa estrutura, veremos o milênio se passar e não veremos êxito algum no ambiente empreendedorismo. Continuaremos como admiradores dos Asiáticos que aos trancos e barrancos inundam o mundo com seus frutos de trabalho escravo, desumano, pobre de qualidade mas com preços bem baratinhos não?

    d- Um micro ou pequeno empreendimento somente deve apresentar um plano de negócios após o lançamento que seu protótipo de produto ou serviço tiver sido aprovado, que as variáveis passíveis de falhas tenham sido observadas e remodeladas. Porque um plano de negócio não deve ser uma chamaris para convencer quem quer que seja, deve sim ser uma proposta de metas do negócio.

    Precisamos saber que todos estamos aprendendo arte de lidar com micro e pequenos negócios e que somente fortalecendo esses micro e pequenos negócios fortaleceremos a tão almejada paz social, isto é geração de emprego e renda para um vida humana cada vez mais digna.

    http://konlinux.com – fundada em 2002 – Conhecimento é um bem da humanidade.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s