One comment on “PRIMEIRO DE MAIO DE 2014 – DIA DEDICADO AO TRABALHADOR.

  1. ACONTECIMENTO VERÍDICO!

    Trabalhava numa multinacional, quando 26 jovens recém-formados num curso técnico foram admitidos como estagiários.

    Passadas duas semanas um dos estagiários se dirigiu a mim e solicitou seu desligamento da empresa, um direito que assiste a todo e qualquer colaborador nas empresas, mas para dar prosseguimento ao processo de desligamento, o solicitante teria que informar o motivo ou os motivos de seu pedido. Para nossa surpresa, o mesmo informou que não havia estudado, frequentado um curso técnico para usar uniforme dentro de uma fábrica.

    Ao ouvir essa declaração, informei que daria prosseguimento ao processo de desligamento, mas gostaria de conversar um pouco sobre a razão da empresa oferecer uniforme de trabalho, cartão de ponto, refeições no restaurante da mesma etc. A reposta foi não, não sei, mas não aceito, porque não sou operário comum, sou qualificado, logo terei que usar meu traje social e não uniforme.

    O desligamento se realizou, lá se foi nosso estagiário sem tentar, ao mínimo, saber que sempre há uma luta entre o capital e o trabalho, e que uniformes e muitos direitos conferidos aos trabalhadores em nossos dias, são conquistas das reivindicações e lutas dos trabalhadores, são conquistas que até hoje os latifundiários, empresários mau caráter tentam anular. Fica a lição, nossas escolas técnicas devem indicar aulas de leitura aos alunos, para que conheçam e valorizem nossos antepassados.

    Na Alemanha, Itália, França há uma preocupação dos trabalhadores para com a manutenção dos direitos adquiridos. O único país que trabalhador tem orgulho de dizer que não dá a mínima para trabalhador é o Brasil, isto é, come-se linguiça e arrota-se caviar.

    Que esta data simbólica seja um divisor de águas, que o trabalhador reconheça a sua importância no cenário mundial, o equilíbrio há quando os direitos e deveres de ambos são observados, capital e trabalho.
    GTI-Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade – Free, Frei, Freedom, Freiheit-Liberdade!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s