One comment on “Aprendizagem e Ensino! Conhecimento partilha-se e acumula-se!

  1. Ensino e aprendizgem.

    Devemos observar a programação de aprendizagem que estabelecemos para nosso cérebro e os caminhos indicados à memória na busca de soluções e verificação do que foi aprendido.

    O hipocampo utiliza essa programação para entregar com rapidez as soluções.

    Aprender não é somente estudar o que se deseja e tem necessidade. Aprender e codificar os caminhos, os recursos, os pontos fortes e fracos, os recursos e as saídas de emergência.

    Ex.: Quando nos falta uma solução imediata, assim: Quero falar o nome Pequim, mas não o encontro imediatamente, então recorro ao recurso de lembrar que igreja perdoa o que? Pecado, então o nome é pequim. Claro que tal recurso é uma saída simbólica, mas os registros menais devem ser muito bem formados, alicerçados, refeitos, melhorados e ampliados o tempo todo.

    Alimentação adequada, exercícios físicos, momentos de descontração, realização de atividades que nos traga satisfação e alegria promovem saúde mental nesse campo da aprendizagem.

    Outro ponto importante é o esquecimento que ocorre com todas as pessoas, esse é um processo que o cérebro mantém, que é uma ferramenta de corte, e tudo que não tem valor, conforme nossa programação de aprendizagem é lançado fora, para que ao dormir tenhamos um sono sem perturbações, isso é, o cérebro retém os registro numa escala de importência e de tempo.

    Os tópicos importante ficam armazenados na área do passado, dificilmente se perdem, os dados mais recentes ficam na área de tempo recente, enquanto que as informações em uso ficam no campo imediato e é por isso que a boa metodologia de ensino e aprendizagem indica que:

    O que se deseja aprender e usar deve ser estudado e revisado a cada (12) doze horas, por um período de (72) horas, essa revisão é entendida pela memória como algo que tem elevada importância, e tudo ficará à disposição do hipocampo como recurso de uso imediato.

    Os códigos são odores, sons, iluminação, diálogos de esclarecimentos, de convencimentos, de concordância, de disconrdância, em razão de que cada atividade dependente do tudo que buscamos aprender deve ser entendido pelo cérebro como importante e por isso permanente, outros eventos normais e rotineiro são cortados imediatamente, como:

    Ao passarmos por uma lcoal, um cão cruza nossa caminho, se nada drástico aconteceu logo esse fato será cortado da memória, e é muito comum chegarmos em caso, dirigindo, e se formos perguntados sobre os semáforos, é bem possível que nem tenhamos dado conta de que passamos por alguns deles.

    Simples assim, aprender é um processo, dominar o conhecimento exige construção, e é por isso que o conhecimento é um produto, e, como produto o conhecimento tem alto valor.

    GTIC- Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade. Aprender e ensinar é sinal de inteligência e reconhecimento da missão humana, aprender e ensinar.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s