CL-Consultenlinux – Software Livre cria uma nova Escola do Saber.


Software Livre – OpenSource. Código Aberto.

A escola apresentada pelo Linux é o evento que marcou a trajetória do desenvolvimento tecnológico em termos de computação. O mundo da Tecnologia da Informação trouxe para o mundo real o conhecimento que até há pouco estava restrito ao mundo acadêmico, às corporações, aos laboratórios.

Como sabemos, e, é fato inegável. O código fechado é legal, mas da maneira com que foi tratado por muitos anos chega a ser imoral. E por quê? Pelo simples fato de incentivar a pirataria já é condenável. Pelo fato de acumular requezas em uma única empresa, e o pior, em outros países, nos países detentores dessses código fechados, dessas patentes.

É possível desenvolver um produto em código aberto e patenteá-lo? Sim, não somente é possível, como deve ser registrado, patenteado etc.

Por que patentear se o código é aberto? Para que o desenvolvedore, o autor, possa continuar trabalhando o seu produto, o seu invento, o seu projeto e ganhar dinheiro com o seu produto. O que não se pode é patentear o código. Um leigo fica meio confuso ao começar a lidar com essa nova filosofia de negócios. E para que possamos compreender, vamos compara a uma carta que alguém escreve, coloca em um envelope e envia. Ninguém poderá abrir o envelope e ler o conteúdo, por que? Porque não lhe pertence, não é o destinatário, mas isso não quer dizer que o destinatário não possa mostrar aos seus amigos e parentes, o conteúdo, até por orgulho de haver recebido uma correspondência que há tempo tenha aguardado.

Já o código fechado, o código proprietário é como uma carta enviada, mas que o destinatário terá que chamar o escritor, o autor para abrir o envelope e ler o que ele mesmo escreveu. Não’é isso um absurdo? Claro que é. Nínguém tem o direito deva ter o poder de impedir a outros que aprendam, que se desenvolvam, até porque sempre há alguém que compra bens e serviços, quem compra tem outras atividades enão vai ficar por ai quebrando patentes e se tornar concorrente.

Quem tem inteligẽncia, e, sabe o caminho da escola, com certeza irá buscar o conhecimenot que lhe é interessante.

Pirataria é apropriação indevida, portanto deve ser combatida veemente.

http://www.consultenlinux.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s