Information Technology – Tecnologia da Informação


É fato que a Tecnologia da informação propicia às organizações a capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e de conhecimentos importantes não só para ela, mas também para seus clientes e fornecedores, parceiros, colaboradores, sócios e proprietários.

Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades valiosas para a melhoria dos processos internos e dos serviços presados aos clientes, uma vez que,, por meio da Tecnologia adequada, informações mais confiáveis são disponibilizadas ao gestor, que, consequentemente, terá condições de tomar decisões mais acertadas com relação aos processos.

Lembrando que não estamos falando dos meios de comunicação, os meios que fazem a comunicação ser completada, enviada, recebida, como o telefone, o celular, a TV, o rádio, as revistas, os jornais, os telegramas, as cartas, o semáforo, o apito, a buzina etc.

Estamos abordando a Missão que define os processos organizacionais que executam as tomadas de decisões que considera as informações propriamente ditas por meio das mais modernas tecnologias.

Darcy Larangeira – estudante de TI – CEUCLAR – Centro Universitário Claretiano.

4 comments on “Information Technology – Tecnologia da Informação

  1. AS MÁQUINAS CAPAZES DE CONVERSAR ENTRE SÍ:

    O gerenciamento de redes se estende aos mais diversos equipamentos. Estamos falando de impressoras, roteadores, computadores, dentre outros equipamentos. Na maioria das vezes é utilizado o protocolo SNMP, que foi o pioneiro no tema, sendo o mesmo gratuito. Mais um ponto para a sua popularidade, a arquitetura de gerenciamento é baseado em 4 pontos fundamentais que listo a seguir.
    TCP/IP-Transport Control Protocol. POP/Post Office Protocol. SMTP/ (Simple Mail Transfer Protocol). IMAP/internet message access protocol – Topologias estrela, barramento.

    Estação de gerenciamento, que é a interface do gerente humano com a rede em si. Já o agente de gerenciamento responde às solicitações de informações e de ações da estação de gerenciamento, além de fornecer informações importantes que por ventura não tenham sido solicitadas pela estação.

    O QUE É UM API?
    Uma API se assemelha ao Software como Serviço (SaaS), no sentido de que os criadores
    de software não têm tempo de começar do zero a cada vez que escrevem um programa. Em lugar de construírem um aplicativo básico que tente executar todas as funções – e-mail, cobrança, rastreamento etc. -, o mesmo aplicativo pode transferir certas responsabilidades a aplicativos externos mais capazes de executá-las.
    Vamos usar o mesmo exemplo anterior de uma conferência via Web. A conferência via Web é um SaaS, já que se pode utilizá-la a qualquer momento desde que o acesso à Web esteja disponível. Com uma API de conferência, o mesmo serviço obtido a pedido pode ser integrado a outros aplicativos disponíveis via Web, como um programa de mensagens instantâneas ou uma agenda online.
    O usuário pode marcar uma conferência via Web em sua agenda online, e depois clicar em um link, no mesmo programa, para lançar a conferência. A agenda online hospeda ou opera a conferência. Na verdade, usa uma API de conferência que se comunica nos bastidores com um serviço remoto de conferência online e aciona essa funcionalidade de maneira instantânea para o usuários.
    Uma API de conferência – ou aliás qualquer outra API – permite que um aplicativo se comunique com um segundo aplicativo em local remoto por meio de uma série de chamados via Internet [fonte: TConsult, Inc.]. Uma API é, por definição, uma interface, algo que define a maneira pela qual duas entidades se comunicam [fonte: Thom Robbins.net Weblog].
    Com as APIs, o intercâmbio de informações entre os aplicativos é administrado por meio de algo conhecido como serviços de Web. Os serviços de Web representam uma coleção de padrões e protocolos tecnológicos, entre os quais a XML (Extensible Markup Language), linguagem de programação por intermédio da qual os aplicativos se comunicam na Internet.
    Fonte:

    Like

  2. A Gestão da Informação é facilitada pela instrumentalização da TI (Tecnologia da Informação) e pelos “softwares” que compõem a Inteligência do Negócio (BI – Business Inteligence): aplicativos operacionais, automação de escritório e sistemas transacionais: ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento das Relações com Consumidores) e SCM (Supply Chain Management – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos); enfim, todo um macrossistema de tratamento da informação.
    A informação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão, mas se, por um lado, uma empresa não funciona sem informação, por outro, é importante saber usar a informação e aprender novos modos de ver este recurso para que a empresa funcione melhor, isto é, para que se torne mais eficiente. Assim, quanto mais importante for determinada informação para as necessidades da empresa, e quanto mais rápido for o acesso a ela, tanto mais essa empresa poderá atingir os seus objetivos.
    TI – Tecnologia da Informação
    BI – Business Intelligence
    ERP-Planejamento de Recursos Empresariais
    CRM- Gerenciamento das Relações com o Consumidor.
    SCM- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

    Like

  3. One of the greatest advantages a business can have is access to competitive insights. Yet capturing these important strategic insights has proven challenging, incomplete, and expensive for companies. Specific knowledge, such as where customers are; competitor movement, which of your marketing programs has the greatest influence; and what exactly is driving that influence—all can be monitored and available at your fingertips.

    Businesses thrive when the right information falls into the right hands. From the CEO, to marketing, to the IT department, decision-makers need access to specific knowledge in order to make the greatest impact. That’s where your knowledge comes in. Our knowledge-based platform accesses strategic insights and, just as importantly, directs them into the right hands. The result is knowledge management that allows your best people to make the most of their role.

    Like

  4. O poder dos computadores quânticos vai além do que podemos imaginar, eles são capazes de quebrar sistemas criptográficos atualmente em uso, deixando inseguro toda e qualquer forma de navegação por meio de internet, é como se alguém estivesse te olhando através do seu computador. Mas, as quebras desses códigos teriam um impacto significativo para o uso de computadores, tendo como única forma de proteção, tornar maior o tamanho da chave do que o computador quântico.

    O futuro é mesmo agora. Quando usado conscientemente, a informática gera empregos, criatividade, renda, comunicação e harmonia.
    Darcy.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s