K.L-Konlinux – Autenticação no Linux


Fonte: PCMaster

A maioria dos sistemas GNU/Linux em uso são verdadeiras ilhas de informações, pois cada um é um sistema multi-usuário autônomo, com suas proprias definições de usuários e senhas.

São servidores como todos os outros existentes no mercado. Enquanto o GNU/Linux é utilizado apenas como servidor para web, firewall, email ou proxy, ou quando estamos em redes pequenas onde um único servidor de arquivos rodando Samba atende a toda a rede, não há nenhum problema.

Mas quando a rede passa a ter vários servidores, ou quando o GNU/Linux é utilizado também em estações de trabalho, sente-se a falta de um “login de rede”, que permita acessar qualquer estação ou servidor com a mesma senha.

Muitos administradores Linux agora sabem que qualquer distribuição Linux tem mecanismos tão ou mais poderosos que os seus concorrentes como NIS, PAM, Kerberos e LDAP.

http://konlinux.com – fundada em 2002 – Conhecimento é um bem da Humanidade.

Advertisements

2 comments on “K.L-Konlinux – Autenticação no Linux

  1. ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELO TCP/IP

    ISOC (Internet Society) entidade internacional não governamental que coordena o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações da internet.

    IAB (Interne Architecture Board) entidade que coordena o funcionamento da Internet, bem como a pesquisa e o desenvolvimento relacionado com funcionamento da Internet, o IAB subdividiu-se nos seguintes grupos:

    IETF (Internet Engineering Task Force) comunidade organizada para grupos de trabalho, responsável pelo desenvovimento de soluções técnicas para os problemas que surem na Internet e pela definição de padrões e protocolos para o funcionamento da Internet.

    IRTF (Internet Research Task Force) idem IETF

    IANA (Internet Assigned Numbers Authority) controla a distribuição de identificadores para serviços a serem fornecidos via Internet, tais como distribuição de endereços IP e número de porta TCP e UDP.

    IAB possui as seguintes atribuições:

    a- padronização dos protocolos da Internet, consequentemente do protocolo TCP/IP

    b- administração dos documentos RFC (Request for Comments).

    c- coordenação das operações da IETF e da IRTF

    d- planejamento estratégico da Internet.

    IANA também se subdividiu em grupos de distribuição de endereço IP. Qualquer da ISOC pode apresentar ao IAB uma proposta de padronização do protocolo TCP/IP, através de um documento chamado RFC. Request for Comments.

    Os RFCs podem ser classificados em:

    Necessário RFC deve ser implementado.
    Recomendado RFC recomenda sua utilização
    Opcional RFC -a empresa decide se deseja
    implementá-lo ou não.
    Uso limitado RFC utilizado em condições específicas
    deve ser utilizado somente nesses casos.
    Não recomendado RFC utilizado em condições especiais, não
    recomendado para uso. “www.rfc-editor.org”

    Like

  2. INTERROMPER UM TRABALHO EM ANDAMENTO – SISTEMA LINUX.

    Para interromper o trabalho em foreground, isto é, em primeiro plano, utilizam-se as teclas Ctrl + z. Fazendo isso, será possível executar um outro comando qualquer para, em seguida, retomar o processo interrompido.

    Um job interrompido permanece assim até colocá-lo em foregrund novamente ou até enviá-lo em background (execução em segundo plano). Veremos nos próximos tópicos como fazer isso.

    Para entender melhor, acompanhe o exemplo:
    Supona que está lendo um documento info. Digitando Ctrl + z o programa info será suspenso e o Linux disponibilizará o prompt do shell, em que poderemos digitar outra linha de comando para dar inicio a um outro job.

    Ao interrompermos um trablaho, o shell mostrará uma linha com o número do job interrompido (entre colchetes [ 1 ] , a palavra stopped, que indica que suspendemos a execução daquele processo, e a própria linha de comando que deu inicio ao job suspenso. Em outras palavras, na tela do computador veremos o seguinte.
    [4] + Stopped info -f pesquisa.info

    Fonte: Introdução ao Linux – Fabrício Augusto Ferrari.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s